Procurar
Close this search box.

Coleção Arquipélago – Uma trilogia de exposições

Exposição

Desenhos Concretos para Futuros Incertos

Coleção Arquipélago – Uma trilogia de exposições

15 abr. 2023 – set. 2023

ARTISTAS | Amalia Pica, Catarina Branco, Daniel Oliveira, Inês Botelho, Isabel Madureira Andrade, João Onofre, João Pedro Vale, João Queiroz, José Loureiro, Laetitia Morais, Luísa Jacinto, Margarida Andrade, Maria Ana Simões, Maria José Cavaco, Nicolas Robbio, Nuno Sousa Vieira, Pedro Barateiro, Rui Moreira

Desenhos concretos para futuros incertos é a primeira de uma trilogia de exposições que o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas inaugura ao longo dos próximos 3 meses, com obras da sua coleção.

Nesta exposição lançam-se questões para refletir sobre que papel tem uma disciplina como o desenho nos globalizados discursos da arte contemporânea dos nossos tempos.

O crescimento exponencial da mediação tecnológica significa que a grande maioria das nossas interações com o mundo exterior e, até com os nossos mundos pessoais e subjetivos, é quase exclusivamente percecionada através de um ecrã. A realidade tornou-se o que é visível e partilhado nos pequenos retângulos de vidro negro que seguramos nas nossas mãos e guardamos nos nossos bolsos. A arte contemporânea incorporou essa mudança no modo como hoje entendemos – o mundo: as obras de arte sofisticadamente tecnológicas são agora a norma nos museus, galerias, bienais e feiras de arte em todo o mundo.

Significa isto que os trabalhos artísticos não mediados pela tecnologia perderam o seu lugar nas sociedades contemporâneas? Serão eles apenas testemunhos de um passado analógico votado ao abandono e ao esquecimento?

– João Mourão | Curador

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress