
Sístole
Sístole Duarte Ferreira e Renato Cruz Santos 30 mar. – 14 mai. 2023 Inserida no Festival Tremor 2023, o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas
“Imprimir Cidadania” é uma oficina de introdução às técnicas de gravura e de impressão incluído no projeto de participação juvenil, no âmbito do programa Erasmus+, com o tema CIDADANIA AO LARGO.
Nas sessões orientadas pelos jovens dinamizadores do projeto e pelo artista residente na Oficina do Largº, dirigidas a jovens entre os 15 e os 25 anos, serão trabalhadas ferramentas de criação artística e de comunicação, usando processos analógicos/físicos, através do design, da composição, da cor, tipografia e equilíbrio.
Inscreve-te no link abaixo:
Inscrição Imprimir Cidadania
O Ateliê d’Artes é um clube criativo, fora das aulas, aberto a toda a Comunidade Escolar orientado pela Professora Alexandra Batista e pelo artista João Decq.
Todos os que quiserem explorar o mundo das artes são bem-vindos!
Todas as quartas-feiras à tarde, a partir das 14h30, há espaço para testar técnicas diferentes, misturar ideias e experimentar várias formas de expressão artística durante cerca de 90 minutos.
Vai ser um espaço onde podes imaginar, criar e participar em projetos na escola e em atividades ligadas à comunidade. A ideia é desenvolvermos juntos projetos artísticos que tenham impacto.
Inscreve-te aqui
As atividades terão lugar no Quiosque do Largo dos Artistas, no Largo Mártires da Pátria e serão da autoria da companhia A Bolha.
A entrada é livre e todos serão bem-vindos!
Com a duração aproximada de 30 minutos, destinado ao público em geral.
Com a duração aproximada de 1h30. Esta oficina destina-se a famílias e terá um máximo de 25 participantes. Então, se queres aprender a construir uma Marioneta de 4 Fios, traz a família ou os amigos e vem divertir-te.
A Bolha é uma companhia de Teatro com Marionetas que nasceu da concretização do sonho artístico de Ana Mota Ferreira e Manuel Bilro em finais de 2018.
Não se trata de teatro de Marionetas, mas de teatro com Marionetas porque estas transformam o espaço à sua volta e ganham vida para além dos artistas que as tocam.
Sessões todas as quartas-feiras, das 14h às 16h, de novembro de 25 a abril de 2026.
Para apaixonados desta arte, maiores de 13 anos.
Decorre na Oficina do Largº (Largo Mártires da Pátria)
Vem experimentar!
Como se inscrevem? Enviando um e-mail para ala@esaq.pt
Orientado pela artista CATARINA ALVES, o Atelier de iniciação à BIJUTERIA autoral pretende desafiar a criatividade que todos os amantes de bijuteria deviam experimentar.
Inspirada na natureza e no artesanato dos Açores, atenta a questões ambientais, a artista convida todos os participantes das suas oficinas a criar peças únicas reaproveitando materiais locais e upcycling e inspirando-se em aspetos arquitetónicos da Escola Secundária Antero de Quental.
Catarina Alves, natural de S. Miguel, é escultora, artesã, criadora de bijuteria autoral e formadora. Licenciada em Artes Plásticas – Escultura, em 2004, tem a sua obra exposta em São Miguel e em Fall River, nos EUA, tendo sido distinguida com o prémio Audiência – Artes e Letras, em 2021.
Criadora da marca de bijuteria autoral Pedras de Lava, tem participado em diversas feiras e exposições, ministrado formações e workshops na área da bijuteria e escultura e colaborado com algumas instituições na prática de oficinas e ateliers criativos nesta área.
Recriaçores – Revolução das 9 (R-R9) é um projeto que procura sensibilizar a juventude açoriana para os impactos ambientais e sociais da fast fashion, promovendo a reflexão coletiva sobre as problemáticas da indústria da moda e da cultura consumista atual, ao mesmo tempo que apresenta alternativas mais conscientes e sustentáveis.
Onde?
Na Oficina do Largo, todas as sextas das 15H às 18H, durante o mês de outubro, até dezembro.
Este projeto é direcionado a jovens entre os 15 e os 35 anos e quer em comunidade exercitar o pensamento crítico e desenvolver a criatividade através de atividades dinâmicas, como oficinas práticas, jogos educativos e conversas informais.
Ao longo destas oficinas, participantes irão pôr em prática técnicas de DIY (Do It Yourself) e upcycling, transformando produtos inutilizados em peças com nova vida. A moda torna-se, assim, um espaço de resistência e expressão, onde a estética nasce da ética.
R-R9 é um projeto apoiado pela Direção Regional da Juventude, Governo Regional dos Açores, em parceria com a Associação Largo dos Artistas (ALA) e a Anda&Fala – Associação Cultural.
TAT
Artista micaelense queer, com licenciatura em Artes Visuais (2019-2022). Possui um estilo predominantemente abstrato e experimental. Quando cria exprime pensamentos e sentimentos que vêm do âmago e, com uma atitude no espectro da disrupção cada vez mais ousada, transborda revolta perante temas correntes da vida e sociedade(s).
No ano passado, esteve em residência na Oficina do Largº e o seu maior foco atualmente é a reutilização criativa (upcycling).
Para inscrições, deveram enviar para ala@esaq.pt as seguintes informações: nome, idade, número de CC (ou NIF), ocupação e contacto telefónico.
Sinopse:
O Atelier de Pintura da CRESAÇOR insere-se na programação do projeto A.T.I.D.U.D.E da GetArt e tem como objetivo proporcionar uma experiência artística enriquecedora para todos os participantes, independentemente das suas capacidades visuais, promovendo a igualdade de acesso à arte. O projeto “A.T.I.T.U.D.E.” busca sensibilizar a sociedade para as necessidades e potencialidades das pessoas com deficiência sensorial, física e/ou cognitiva, incentivando a inclusão e a valorização da diversidade.
Com uma abordagem inovadora e criativa, o “A.T.I.T.U.D.E.” tem o potencial de impactar positivamente a vida de muitas pessoas, oferecendo oportunidades de expressão, aprendizagem, participação e criação no âmbito artístico.
(a)Riscar Drawing Sessions|no QUIOSQUE do Largo dos artistas (em frente à Escola Secundária Antero de Quental)
São sessões mensais (*) de desenho de modelo de figura humana associado a diversas situações do quotidiano, espetáculo, folclore e profissões ou até Master Classes.
Estas Sessões não são aulas formais ou artísticas, não exigindo instrutor, mas são uma oportunidade para desenhar a figura humana com outras pessoas e/ou artistas. São bem-vindas todas as pessoas a partir dos 15 anos de idade, com todos os níveis de habilidade e domínio artístico (**).
O Material de desenho/ esboço é da responsabilidade de cada participante. Serão eventualmente sugeridos e disponibilizados alguns utensílios por sessão.
A inscrição por sessão é obrigatória mediante a contribuição mínima recomendada de 5€ (para pagamento de modelos) e faz-se através de transferência bancária para o Iban PT50004580504036734810585 e é necessário o envio de comprovativo de pagamento para o e-mail: urbansketchersazores@gmail.com até à véspera da realização do evento. Outra forma de pagamento: MBWAY: 966505534
(*) Numa fase inicial as sessões serão mensais, mas poderão via a ocorrer com maior regularidade.
(**) Menores de 16 anos poderão participar mediante autorização do encarregado de educação.

Sístole Duarte Ferreira e Renato Cruz Santos 30 mar. – 14 mai. 2023 Inserida no Festival Tremor 2023, o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas

Coleção Arquipélago – Uma trilogia de exposições Exposição Desenhos Concretos para Futuros Incertos Coleção Arquipélago – Uma trilogia de exposições 15 abr. 2023 – set.

A partir de 26 de janeiro e até 30 de março, o Centro Municipal de Cultura, em Ponta Delgada, vai ter patente a exposição “No

A tapeçaria pode ser definida como a confecção artesanal de um tecido, geralmente encorpado, formado pelo cruzamento de duas estruturas de fios obtidos de fibras flexíveis, como lã ou algodão.[1] A tapeçaria é relativamente frágil

Depois de te dizer algumas das diferenças mais importantes entre as pinturas acrílicas e as pinturas a óleo, é tempo de decidir. Naturalmente, cada artista

Para decorar as peças em cerâmica, disponibilizamos corantes em pó para serem adicionados aos vidrados, tintas de alto fogo em pó e também engobes líquidos
Subscreve e enviamos-te tudo sobre as nossas atividades